Epilepsia
Esta informação não substitui nenhum diagnóstico. Consulte sempre o seu médico.
Aqui estão alguns links úteis para obter respostas mais rapidamente.
A epilepsia é uma das doenças cerebrais mais frequentes e com maior impacto na qualidade de vida, devido a suas consequências físicas, cognitivas, psicológicas e sociais.
Caracterizada pela ocorrência de crises, algumas delas convulsivantes e recorrentes, a epilepsia tem causas congênitas — o indivíduo nasce, por exemplo, com uma malformação cerebral que o predispõe ao problema — ou adquiridas, decorrentes de situações como trauma de crânio, acidente vascular cerebral (AVC), infecções (meningite, encefalite…) ou uso abusivo de drogas. Embora várias causas genéticas tenham sido descobertas recentemente, ainda é comum deparar com casos sem uma razão estabelecida.
O avanço do conhecimento científico sobre a cannabis medicinal demonstra que essa nova abordagem terapêutica pode contribuir de forma significativa no controle das epilepsias graves, pois devido a semelhança da substância produzida pelo próprio corpo humano, o canabidiol, conhecido popularmente como CBD, tem potencial de controlar as descargas de neurotransmissores nos neurônios pré-sinápticos e tem o pode ajudar a reduzir crises convulsivas tanto em quantidade quanto em intensidade.
*Para o uso do CBD como tratamento medicinal alternativo para Epilepsia, o paciente deve ter prescrição médica e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
É importante ressaltar que apenas médicos devidamente qualificados e com CRM ativo podem diagnosticar doenças, receitar remédios e indicar tratamentos. As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo.