Sistema Endocanabinoide: O que é e quais são os seus benefícios

Entenda o que é, e a importância do sistema endocanabinoide, o papel dos receptores CB1 e CB2 e seus benefícios para a saúde

Introdução ao sistema endocanabinoide

O CBD, abreviação de canabidiol, foi isolado pela primeira vez na década de 1930. O isolamento do THC e as descrições de suas estruturas aconteceriam no início dos anos 1960. Mais compreensão viria à tona com a identificação dos receptores canabinoides em meados da década de 1980 e a identificação do primeiro endocanabinoide, um composto semelhante ao canabinoide produzido em nossos próprios corpos, no início dos anos 1990. 

Essas descobertas marcantes no mundo da pesquisa da cannabis iniciaram nossa compreensão do que seria conhecido como sistema endocanabinoide ou ECS. Esse sistema é uma rede de sinalização celular complexa de receptores, endocanabinoides e enzimas dentro de nossos corpos que está intimamente ligada ao estabelecimento e manutenção da saúde e homeostase humana.

O que são canabinoides e como eles interagem com o sistema endocanabinoide?

Mesmo que você nunca tenha usado CBD ou outro produto derivado da cannabis, o ECS do seu corpo está trabalhando neste exato momento. Ele ajuda a mantê-lo calmo, saudável e em estado de homeostase biológica o equilíbrio que mantém o corpo funcionando da melhor maneira possível.

O sistema endocanabinóide é composto por três partes essenciais: endocanabinóides, receptores endocanabinóides e enzimas. E resumidamente podemos dizer que o corpo produz endocanabinoides para enviar sinais entre as células do corpo. Esses endocanabinoides então se movem para as células-alvo, onde sinalizam uma resposta dos receptores endocanabinoides da célula. Com o objetivo do endocanabinóide atendido, o corpo usa enzimas para quebrar o endocanabinoide e dissolvê-lo de volta na corrente sanguínea.

O papel dos receptores CB1 e CB2 no sistema endocanabinoide

Os receptores canabinoides estão localizados nas células de todo o corpo e são distribuídos principalmente no sistema nervoso. Existem dois tipos conhecidos de receptores canabinoides, o CB1 e o CB2:

  • Receptores CB1 estão localizados principalmente no sistema nervoso central e, especialmente, na medula espinhal e no cérebro. Os receptores CB1 desempenham um papel direto na memória, humor, controle motor, cognição, estimulação do apetite e percepção da dor
  • Receptores CB2 estão presentes principalmente no sistema nervoso periférico. Eles são especialmente prevalentes nos sistemas gastrointestinal e imunológico. Os receptores CB2 regulam a inflamação e outras respostas do sistema imunológico

Os benefícios para a saúde do estímulo do sistema endocanabinoide

Desde a sua descoberta, o sistema endocanabinóide tem sido objeto de intensos estudos. Mostrando que o ECS tem um papel na regulação das seguintes funções vitais:

  • Apetite
  • Formação e retenção da memória
  • Melhora a qualidade do sono .
  • Humor
  • Metabolismo
  • Percepção da dor
  • Inflamação e outras respostas do sistema imunológico
  • Controle motor fino
  • Saúde cardiovascular

Algumas pesquisas também sugeriram que o ECS é responsável por outras funções importantes, incluindo formação muscular, função hepática e saúde reprodutiva. Embora sejam necessárias mais pesquisas antes que possamos entendê-lo completamente, o ECS é inegavelmente uma parte fundamental da manutenção de nossa integridade corporal.

Gostou do artigo? Fique de olho no blog da Golden Drops! Não esqueça de conhecer nossos produtos, e para qualquer dúvida fale conosco através do nosso Whatsapp ou através de nosso site na seção Contato.

💬 Precisa de ajuda?